DISFUNÇÃO DE ATM

 

O QUE É?

A Articulação Temporomandibular (ATM) é a estrutura da face que nos possibilita realizar os movimentos mandibulares, permitindo nossa mastigação, fala, alimentação, respiração, etc.

Uma ATM saudável é imprescindível para uma boa qualidade de vida. Doenças relacionadas à ATM podem provocar grandes problemas físicos e psicológicos nos pacientes.

 

PRINCIPAIS SINTOMAS DE PROBLEMAS COM A ARTICULAÇÃO

– Dores de cabeça e na articulação (ATM);

– Estalos/clicks nas ATM na abertura e fechamento da boca;

– Dores na região do ouvido;

– Zumbidos no ouvido;

– Mudança de mordida/oclusão dentária;

– Mudanças faciais;

– Dificuldade de abertura e fechamento da boca;

– Mudança de hábitos alimentares, dando preferência a alimentos mais pastosos ou líquidos.

 

RISCOS

Frequentemente, pacientes com Disfunção de ATM apresentam deformidades dentofaciais ou podem vir a desenvolvê-las. Qualquer tratamento odontológico, seja através de Ortodontia, Prótese Dentária, Dentística ou Cirurgia, somente irá ter êxito a longo prazo se houver uma ATM saudável, pois existe uma relação de interdependência entre oclusão dentária e a articulação.

A Disfunção de ATM pode se apresentar como uma doença progressiva e degenerativa, com vários fatores determinantes. Portanto, o diagnóstico precoce faz-se necessário para um melhor prognóstico.

O importante é realizar o quanto antes o diagnóstico do grau da disfunção de ATM para encaminhar o melhor e mais eficiente método de tratamento, que pode envolver diferentes especialidades.

 

TRATAMENTO DE ATM

O tratamento normalmente é clinico na maioria dos casos, envolvendo: educação do paciente ( mudança de hábitos ), fisioterapia, medicamentos e placas oclusais.

Quando o tratamento clinico não é eficaz, o tratamento cirúrgico é a alternativa através de técnicas minimamente invasivas ( como videoartroscopia de ATM) ou cirurgia aberta de ATM. 

Portanto, se você possui alguns dos sintomas citados acima, você pode ter Disfunção de ATM. Procure um profissional especializado, não permita que essa doença progrida.