Seus amigos e familiares reclamam do seu ronco? Ficam preocupados porque você se engasga enquanto dorme?

Pois saiba que a preocupação deles está muito correta. O ronco e apnéia são proplemas respiratórios que ocorrem durante o sono e reduzem drasticamente a qualidade de vida.

As pessoas afetadas apresentam sonolência diurna, cansaço e irritabilidade. Além disso, a apnéia do sono ainda aumenta a incidência de hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, alterações metabólicas e hormonais.

Um problema muito preocupante com relação ao ronco e apnéia é o aumento do número de acidentes de trânsito, visto que a sonolência ao voltante é a segunda maior causa de acidentes no Brasil.

Números da Polícia Rodoviária Federal também mostram que 28% deles são causados por desatenção ao volante, uma das consequências geradas pelo fato de dormir mal.

 

Causas da apnéia obstrutiva do sono:

O ronco e apnéia podem ser causados por diferentes problemas.

um dos mais comuns é o estreitamento das vias aéreas superiors devido à com problemas esqueléticos da face. Além disso, outros problemas podem estar associados com a apnéia:

– excesso de peso;

– obstrução nasal;

– amigdalas grandes;

– hábitos alimentares

Como tratar?

As consequências do ronco e apnéia são verdadeiros problemas de saúde pública. Portanto, para se livrar do problema o primeiro passo é reconhece-lo e buscar ajuda médica.

O diagnostico da apnéia do sono é realizado através de polissonografia e o tratamento é realizado por uma equipe multiprofissional, incluindo: otorrinolaringologista, neurologista, cirurgião bucomaxilofacial e ortodontista.

O tratamento consiste em:

– mudanças no estilo de vida (perda de peso, parar de fumar, etc);

– CPAP (máscara de ar);

– Cirurgias no nariz e garganta;

– Aparelhos intra-orais;

Cirurgia ortognática.

Cirurgia ortognática para tratamento do ronco e apnéia.

Dentre os métodos cirúrgicos, a cirurgia ortognática é a que possui os melhores resultados e com os maiores índices de cura. Principalmente devido os recursos de planejamento virtual 3D, que melhora muito a previsibilidade dos resultados.

Este procedimento cirúrgico consiste no avanço da mandíbula e maxilla para liberar as vias aéreas

O ronco e apnéia são problemas reais de saúde e precisam de tratamento. Se você possui este problema ou conhece alguém que sofra, procure um profissional de saúde para fazer uma avaliação.

Não perca tempo. Torne sua vida melhor agora!