A CIRURGIA ORTOGNÁTICA É O PROCEDIMENTO QUE VISA A CORRECÃO DOS OSSOS MANDIBULARES E MAXILARES.

Esse procedimento visa corrigir problemas funcionais, como problemas de mordida e de ronco e apnéia.

Outro aspecto importante do tratamento é proporcionar uma mudança estética na face da pessoa, que é o motivo que muitas vezes leva o paciente a procurar o tratamento.

O  tratamento através da cirurgia ortognática segue, de uma forma geral e resumida,  os seguintes passos:

 

Passo 1: Diagnóstico e Plano de Tratamento

Com exame clinico detalhado e exames de imagem adequados, é realizado o diagnostico do caso.

A seguir, é proposto o plano de tratamento, onde é explicado o que deve ser feito, etapa por etapa.

O tratamento envolve principalmente as especialidades de Ortodontia e Cirurgia, porém outras também pode estar envolvidas.

 

Passo 2 : Tratamento ortodôntico pré-cirúrgico

Normalmente, é necessário o uso de um aparelho dentário para corrigir algumas má-posições dentárias antes da cirurgia. O tempo deste tratamento pode variar em média de 6 meses a 18 meses.

 

Passo 3 : Cirurgia ortognática

Após finalizado o preparo ortodôntico, o paciente está pronto para a cirurgia. É então realizado o planejamento cirúrgico, que atualmente é feito em computador, através de um planejamento virtual 3D.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, com 1 dia de internação. O paciente é liberado do hospital com algumas recomendações e inicia-se um controle em consultório semanal.

 

Passo 4: Finalização do tratamento Ortodôntico

Cerca de 30 a 45 dias após a cirurgia, o paciente retorna ao Ortodontista para finalizar o tratamento ortodôntico e finalização da estética do sorriso.

De uma forma geral, esse é o passo-a-passo de um paciente que necessita realizar uma cirurgia ortognática. Importante destacar que o avanço dos recursos de diagnostico e a ortodontia moderna têm diminuído o tempo total de tratamento.

Financeiramente, a cirurgia ortognática está  muito mais acessível, pois os planos de saúde possuem cobertura total ou boa parte dos custos da cirurgia.

Então, se você precisa de cirurgia ortognática não desanime. Pelo contrário, informe-se e saiba como este tratamento pode transformar a sua vida.